Passar para o conteúdo principal

Rejeição 778: Informado NCM inexistente

[JT] Equipe Webmania® avatar
Escrito por [JT] Equipe Webmania®
Atualizado essa semana

Motivo: Essa rejeição ocorre quando é emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existente na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC.

Exemplo: Foi emitida uma NF-e com NCM 85556666. Como o código NCM informado não é existe na Tabela de Códigos do NCM, a NF-e será rejeitada pelo motivo 778.

Abaixo a regra de validação da Sefaz:

mceclip0.png

Solução: Deve-se consultar a tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC para confirmar a existência do Código NCM informado. Se identificado o código, recomendo entrar em contato com a Sefaz, pois pode tratar-se de um problema no Ambiente Autorizador da NF-e. Na maioria dos casos, assim com a rejeição informa, realmente não existe o código informado e nesse caso, é necessário identificar outro código NCM, existente, previsto e que melhor se enquadra na sua Operação. Para realizar consulta e verificar todos os Códigos NCM disponíveis, acesse o endereço a seguir, que possui os códigos agrupados por categoria:

Verifique abaixo como corrigir no emissor de Nota Fiscal da Webmania:

mceclip2.png
mceclip1.png

Para emissões realizadas via API, segue abaixo o parâmetro a ser enviado, conforme a documentação: https://webmaniabr.com/docs/rest-api-nfe/#informacoes-produto

mceclip3.png

Feita a correção, basta reemitir a NF-e.

Respondeu à sua pergunta?