Passar para o conteúdo principal

CT-e complementar: O que é e como emitir?

Equipe Webmania® [JT] avatar
Escrito por Equipe Webmania® [JT]
Atualizado há mais de 2 meses

O CT-complementar é um documento emitido para complementar o CT-e original, nele você consegue ajustar valores que foram emitidos abaixo do correto ou impostos, mais especificamente o ICMS. Ele garante a regularização fiscal sem a necessidade de cancelamento do documento original.

  • Complementação de ICMS: Quando o ICMS foi calculado de forma incorreta, deve ser informado o valor do imposto corretamente, corrigido a base de cálculo ou alíquota.

  • Complementação de Valores: Quando o valor do CT-e original estiver inferior ao valor correto, deve-se verificar o motivo e realizar o ajuste com a CT-e complementar.

A emissão do CT-e complementar é principalmente regulamentada pelo Ajuste SINIEF nº 9/2007 que estabelece algumas diretrizes para o CT-e, porém cada estado pode ter seu próprio regulamento.
No estado de São Paulo, por exemplo, no RICMS/SP artigo 182 e na portaria CAT 55/2009, fala sobre o uso do CT-e complementar especialmente em correções tributárias, anulação de valores e ajuste de alíquotas.

O que o CT-e complementar não faz?

O CT-e complementar não corrige informações como peso, quantidade de volumes, informações de transporte e carga, ou informações complementares, para esses casos a alternativa seria uma Carta de Correção Eletrônica - CC-e, pois não envolve valores ou tributos.

Como emitir CT-e complementar no painel Webmania?

1) No seu painel de emissão, selecione o modelo do documento e sua finalidade como CT-e de complemento de valor, e insira também a chave de acesso do CT-e original:

2) Preencha os campos das Informações Gerais do Documento:

3) Informe os atores do documento, remetente, destinatário, expedidor (se houver), recebedor (se houver) e tomador.

4) Preencha as informações da carga

5) Em seguida, coloque as informações de impostos

6) Na aba de documentos, você pode vincular algum caso seja necessário

7) Por último, insira o RNTRC, caso o modal seja rodoviário (ou preencha as informações conforme a modalidade selecionada):

Para emissões via API, verifique as informações enviadas nos parâmetros abaixo e siga as instruções da documentação: REST API

Preenchido todos os campos, só emitir o CT-e complementar.

Em caso de dúvidas, nosso suporte estará disponível nos canais de atendimento.

Respondeu à sua pergunta?