Passar para o conteúdo principal

Como funciona a tributação automática do ICMS, FCP, IPI, PIS e COFINS da Webmania?

[JT] Equipe Webmania® avatar
Escrito por [JT] Equipe Webmania®
Atualizado essa semana

Atualmente são mais de 10.000 regras e legislações, atualizadas constantemente pelo time de Experts Contábeis da Webmania para todos os estados brasileiros. Evite erros na alíquota e cálculos incorretos, garanta as suas operações com a tecnologia da Webmania.

A Webmania consegue simplificar os impostos para todos os clientes, garantindo assim que a emissão esteja em conformidade com as normativas estipuladas pelo fisco sem precisar calcular os impostos manualmente.

Conte com um suporte contábil especializado em uma solução completa para sua empresa, aumentando a facilidade e eficiência de suas operações.

Segue abaixo como funciona os impostos na Webmania.

ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços)

✅ Alíquota ICMS automática

✅ Cálculo automático

Visando simplificar os impostos na emissão de notas fiscais, o emissor de Nota Fiscal da Webmania define automaticamente a alíquota do ICMS, baseando-se em informações da emissão como NCM, CFOP, origem do produto, estado de destino, consumidor, entre outros inúmeros parâmetros.

O usuário deverá informar apenas o código da situação tributária, sendo o cálculo e a alíquota do imposto realizados automaticamente pelo sistema.

ICMS ST (ICMS Substituição tributária)

✅ Alíquota ICMS automática

✅ MVA ajustada automática

✅ Cálculo automático

Para operações que possuem ICMS ST, o usuário somente deverá informar o percentual da MVA original (Margem de Valor Agregado) ou o valor da pauta fiscal do produto. A alíquota e o cálculo do imposto são realizados automaticamente pelo nosso sistema!

Em casos em que a operação seja calculada com a MVA ajustada, o sistema também irá definir o percentual automaticamente, a partir da MVA original que o usuário tenha informado.

FCP (Fundo de Combate à Pobreza)

✅ Alíquota FCP e FCP-ST automáticos

✅ Cálculo automático

Não é necessário informar parâmetros para cálculo desse imposto, o emissor define a alíquota e o cálculo é feito automaticamente. Isso é realizado baseando-se em informações da emissão, tais como NCM, origem do produto, estado de origem e destino, consumidor, entre outros inúmeros parâmetros.

IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)

✅ Cálculo automático

O usuário deverá informar apenas o código da situação tributária e o percentual que irá tributar para o IPI na operação. Com relação ao cálculo, não é necessário se preocupar, o sistema realiza automaticamente a partir das informações que foram parametrizadas.

PIS (Programa de Integração Social)

✅ Cálculo automático

O usuário deverá informar apenas o código da situação tributária e o percentual que irá tributar para o PIS na operação. Com relação ao cálculo, não é necessário se preocupar, o sistema realiza automaticamente a partir das informações que foram parametrizadas.

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

✅ Cálculo automático

O usuário deverá informar apenas o código da situação tributária e o percentual que irá tributar para o COFINS na operação. Com relação ao cálculo, não é necessário se preocupar, o sistema realiza automaticamente a partir das informações que foram parametrizadas.

Respondeu à sua pergunta?